top of page

APRESENTAÇÃO

 

 

Mestrado em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial destina-se a titulares do grau de licenciado (Pré-Bolonha ou 1.º Ciclo do Processo de Bolonha), em qualquer área de Ciências Naturais, Exactas ou Tecnologia, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS. Tem a duração de quatro semestres de 30 ECTS, num total de 120 ECTS. Decorrerá em regime diurno e/ou pós-laboral. Compreende 13 Unidades Curriculares (UC) obrigatórias (66 ECTS), 2 UC optativa/livre (12 ECTS) e a dissertação anual, com 42 ECTS.

 

Encontra-se organizado no sentido de desenvolver capacidades inovadoras para aplicação de tecnologias centradas na optimização e processos produtivos e de transformação inteligente de bens, tendo em atenção a avaliação dos impactes sociais, económicos e ambientais. Está ainda organizado de forma a aumentar as capacidades em torno de sistemas de automação, informáticos e de conversão e utilização eficiente de energia, com destaque para as energias renováveis, considerando as diferentes áreas de conhecimento (ciências exactas, naturais, tecnológicas) e de intervenção, desde a indústria e serviços à investigação e desenvolvimento.

 

Dependendo da avaliação prévia do Projecto de Dissertação, pela empresa, este poderá ser remunerado.

 

A elaboração da Dissertação em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial será preferencialmente realizada em empresas do Sector Alimentar, nas áreas do controlo de qualidade, produção à fileira e normalização de produtos.

 

Para este efeito já existem parcerias estratégicas consolidadas em acordos estabelecidos para o desenvolvimento de projectos no Sector Alimentar, e com supervisão de docentes/ investigadores da FCT/UNL e de técnicos especialistas das próprias empresas.

 

Candidaturas:

 

A fixar anualmente pela  Divisão  Académica  da   Faculdade  de  Ciências  e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Caparica (Caparica).

bottom of page